domingo, 17 de outubro de 2010

A suposta terceira via do PV

Hoje o PV deu para mim o maior estímulo à desistência do voto no partido: virou as costas para uma das mais dramáticas situações políticas vividas no país, desde a redemocratização.

À parte minha grande inclinação ambientalista desde sempre, por ter sido criada com esta percepção e preocupação - e por isto tendo mesmo alguma tendência à votação em políticos que se interessam e se posicionam colocando o meio ambiente na pauta do dia, considero este não posicionamento do partido verde e, mais especificamente, de Marina Silva, falho e covarde.

A campanha política que está ocorrendo no momento é no mínimo cretina. Mas não é só isso, é um desrespeito às figuras públicas que construímos em nossa democracia (vide sobre isso artigo http://penso-logo-invento.blogspot.com/2010/10/sobre-desqualificacao-das-figuras.html). Um desrespeito à nossa história e ao eleitor.

Diante de tudo isto, é impossível, a um líder político que se preze e que realmente queira se consolidar como liderança, ficar imune. Silenciar-se e dizer-se neutro é uma atitude covarde e que não abre, como defendido, uma terceira via de possibilidade.

Aliás, a defesa de Marina foi a de ser utópica e trazer outra corrente de pensamento para os eleitores brasileiros. Por isso, se isentou da negociação de cargos e propostas com os presidenciáveis e seus partidos. O que o PV e Marina Silva se esquecem - e é estranho que isto ocorra a esta altura da participação política - é que a democracia é feita justamente por estes embates e negociações.

Não há como ser um partido e estar alheio à política ou à forma como ela é feita, aos seus instrumentos institucionais. Ignorar as instituições é também ignorar o eleitorado e sua história de conquistas políticas. E ignorar também as possibilidades de luta e mudança, levando realmente a cabo as tão sonhadas conquistas, dentro do jogo democrático. Excluir-se deste jogo é no mínimo uma atitude irresponsável e, no máximo, uma atitude autoritária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário